segunda-feira, 2 de julho de 2012

Passeio ao Ilhéu das Cabras

Pescador na baía Ana Chaves
    No outro dia acordei cedo, meti na mochila tudo o que tinha uma lente, preparei uma sandocha para o caminho, e meti-me no carro em direcção à Marapa; era dia de observar golfinhos.


Placa à porta da ONG Marapa 
  A coisa começou bem com uma introdução simples sobre as espécies que já foram avistadas e quais poderíamos ainda ter a sorte de observar. Enquanto os slides passavam, eu ia sempre comparando o tamanho do bicho com o do pequeno mergulhador que aparecia no canto. Quem me dera ver uma baleia de bossa ou um cachalote.




Ilhéu das cabras 
   Já no barco, rumámos em direcção ao Ilhéu das Cabras, um rochedo com um farol que pode ser facilmente visto a partir da cidade. O mar estava calmo, o sol brilhava e a ilha afastava-se. O mar estendia-se, interminável, calmante, e por cima das nossas cabeças passava o ocasional falcão (o milhafre português que aqui ganhou um gosto estranho pelo mar) e o concozuco (esta sim uma ave marinha lindíssima).



Pescadores nas suas canoas tradicionais 

    Há medida que avançávamos, a antecipação só aumentava. Onde raio andam esses golfinhos? Era o que devia passar pela cabeça de todos a bordo à medida que sondávam o horizonte em busca de tudo o que pudesse ter uma barbatana. E curiosamente, é nessas situações que todas as míseras ondinhas parecem um barbatana para o olho destreinado.

Ilhéu das Cabras com a Ilha de São Tomé atrás 

    Procurámos e procurámos, mas no final nada de golfinhos. Aliás, o único animal mais invulgar que tive a sorte de ver foram mesmo os peixes-voadores que de vez em quando saltavam e planavam para longe do barco.

A praia do ilhéu é pequenina e na maré alta desaparece completamente 

Escadaria no Ilhéu das Cabras
    No regresso acabámos por dar um saltinho ao próprio ilhéu das cabras. Enquanto parte da tripulação do barco explorava o que havia debaixo de água, a outra metade aventurava-se ilhéu acima. Eu não me consegui decidir e acabei por fazer tudo. As vistas debaixo de água são muito bonitas, embora um pouco aborrecidas se nos afastarmos do ilhéu porque só se vê areia. Mas vê-se areia até perder de vista, a visibilidade era incrível mesmo! Mas mais perto havia todo o tipo de peixotos pequeninos e uma variedade mais saudável de corais e algas comparada com a que tenho encontrado nas praias do norte da ilha. Fui é recebido por o que só podiam ser alforrecas minúsculas que me iam picando à medida que nadava de volta à praia.

    A vegetação da ilha é simples porque imagino que o vento salgado e a falta de solo não deixe as árvores cresceram muito. Vêem-se cactos e caroçeiros pequenos como arbustos por todo o lado e uma ou outra lagartixa mas fora isso a ilha parece bastante deserta tanto de gente como das cabras que imagino que lhe terão dado o nome.No ilhéu existe uma escadaria que é preciso subir para se chegar ao topo onde está o Farol (que agora está fechado mas com um pouco de ginástica, é possível chegar-se mesmo até ao topo)

Vista do topo do Ilhéu das Cabras

Barcos afundados na Baía Ana Chaves 

    No final o passeio ficou por 735.000 STD (30€) que podem ser pagos tanto em dobras como em euros. Gostei bastante; é sempre bom regressar ao mar para pôr a cabeça em ordem, embora sem termos visto os amigos golfinhos.

1 comentários:

  1. 30€! Txi pah!! E ainda por cima não viram nada! E as baleias não são nesta altura mas sim de Agosto a Outubro! Pena não terem visto nada pq esta altura não está amostrada! Fazes ideia o q aconteceu aos barcos? Já nas fotos dos golfinhos aparecem outros em condições idênticas

    ResponderEliminar