segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A última página

   Sempre que perguntavam quando me ia embora, eu respondia da mesma forma: "Não sei! Ainda falta muito tempo." E foi com essa certeza que ocupei os meus dias neste ano que foi passando sem me aperceber... até que chegou o dia de hoje e vejo-me forçado a fazer a mala porque amanhã regresso a Portugal. É verdade, a minha bolsa acaba este mês e com ela a minha estadia em São Tomé e Príncipe. Não vale a pena estar a prolongar-me acerca do que senti e vivi durante este ano - é justamente para isso que serviu este blog - por isso só posso deixar um muito obrigado a todos os que ajudaram a tornar a minha história ainda mais interessante.
    Se algum dia precisarem de um guia para vos levar a fazer qualquer um dos passeios que viram neste blog, não hesitem em contactar os meus antigos assistentes de campo:

Nity - 9917665
Gabriel - 9938271
Nelson - 9922748


3 comentários:

  1. Olá! Só agora tive a oportunidade de conhecer este fantástico blogue (mas ainda bem que me cruzei com ele!). Estava a navegar no facebook e vi uma publicação partilhada e sempre que vejo 'São Tomé e Príncipe' fico logo com mil curiosidade! Como consequência (positiva) da carreira profissional do meu pai, aos 13 anos tive a grande oportunidade de ir viver para São Tomé durante dois anos (2007/2008). Foi difícil. Estava no auge da minha adolescência. Achava que ir para "o fim do mundo" ia ser um tédio. Já lá tinha estado de férias, no ano anterior, mas férias são férias. Viver é diferente. Hoje posso dizer que viver e estudar lá foi, sem duvida, das melhores experiências de sempre! Estudei no IDF (não sei se chegou a conhecer). São Tomé é, verdadeiramente, uma ilha linda e com uma cultura diferente, mas muito especial e com muito para nos ensinar. Acho que nos enriquece, nos faz crescer, nos faz perceber que há um outro mundo! Para ser sincera, aquele é o meu mundo! Foi onde me senti verdadeiramente em casa. Foi onde senti tudo aquilo que nunca tinha sentido. Foi onde conheci lugares lindos, crianças com sorrisos gigantes e pessoas fantásticas que ficaram para sempre. Podemo-nos virar para qualquer lado que vamos sempre ser surpreendidos. A nível de fauna e flora é fantástica, tem "tudo"! Tenho 19 anos, sou estudante de Geologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e devo dizer que foi em São Tomé que descobri este bichinho. Perceber como se formam todas aquelas paisagens, como se 'move o mundo', de que forma é que todas estas ligações Biologia/Geologia fazem o planeta funcionar, ... Obrigada por partilhares connosco esta tua experiência! Vais ter saudades (provavelmente já tens!). Estive lá dois anos e voltar foi o pior de tudo. Não queria, de maneira nenhuma! Finalmente tinha encontrado o meu sítio no mundo. Onde aprendi e ensinei. Onde ajudei e fui ajudada. Quando voltei diziam-me que dois anos era muito pouco para gostar tanto de um lugar (também eu pensava, enganei-me). Guarda sempre esta experiência! :) Obrigada mais uma vez por todas as fantásticas publicações.
    Continuação de sucesso a nível profissional, e pessoal!
    E que possas ter mais e mais e mais experiências destas.
    Vamos la descobrir o mundo fantástico que temos à nossa volta!

    Beijinhos,
    Beatriz Maio

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a você por compartilhar conosco a sua aventura beijos São Tomé e boa sorte para Portugal

    ResponderEliminar
  3. Olá João!

    Acabo de ler este blog de ponta a ponta, literalmente, e devo dizer-te que tens aqui um material fantástico!!
    Vou a São Tomé e ao Príncipe no fim de Novembro, 3 semanas, e fora uma mais radical passagem pelo Sudoeste de São Tomé, vou ter em consideração muitas das dicas e locais por onde andaste nestas duas ilhas!

    Obrigado pelo tempo que dedicaste a este blog, está fantástico!

    Abraço,
    Diogo

    ResponderEliminar