sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Machismo racista

    Estou numa comunidade qualquer. À minha volta estão uma data de miúdos excitados a aprender xadrez (entre eles contam-se algumas meninas). Chega alguém mais velho (homem ou mulher, não interessa) e ralha: "Que estás a fazer? Shou! Vai, sai, sai, vai fazer qualquer coisa, vai lavar prato!" As miúdas afastam-se e voltam para casa, os rapazes ignoram ou gozam, e eu tento aguentar-me para não dizer que essa não é a maneira correcta de eles educarem os filhos...!
    Existe um machismo revoltante em São Tomé e isso vê-se claramente em todo o lado. As mulheres trabalham dia e noite, na comunidade lavam, limpam, cozinham, cuidam dos filhos; no campo, apanham búzio, lavam a roupa no rio quando não há tanque, tratam do lote, e basta estar uma a descansar um minuto que qualquer gajo lhe pode pedir para se levantar e ir-lhe buscar qualquer coisa. Ou para ir ver os filhos, ou para lhes ir fazer sei lá o quê! Elas não param e o que me mete mais impressão é que elas próprias são machistas com os próprios filhos e até umas com as outras... até pessoas extremamente simpáticas e que eu gosto imenso são machistas com as próprias mulheres, que são mais criadas que companheiras.
    Além de machista, o povo Santomense é extremamente racista, mas de uma forma totalmente oposta ao que se esperaria ao ler a afirmação. Certamente devido à sua história, as pessoas tendem a ver brancos como alguém com mais dinheiro que eles, alguém mais inteligente, alguém melhor, digamos. Já perdi a conta das vezes que estava nas comunidades e vem alguém (geralmente mais velho) a dizer que "no tempo de branco é que era..." e que "negro (dito a beliscar a própria pele) só quer roubar, não sabe aproveitar, só vem estragar," etc... É muito triste ouvir isto vindo dos próprios Santomenses e sempre que lhes tento mostrar o contrário, eles rapidamente me atiram com os feitos da classe política à cara. "Só querem é meter ao bolso..." É uma pena...
    O que motivou realmente este post foi que hoje cruzei-me com uma personagem que reunia estas duas qualidades (para não dizer defeitos) numa única cabecinha com alguns cabelos brancos. Estávamos num dos restaurantes do parque e aparece do nada este homem a dizer que "nós gostamos muito de branco" e que "branco é que nos deu a língua portuguesa" e num revirar que me ultrapassou, já estava a pedir dinheiro para uma cerveja. Até aqui tudo bem, não temos, não dá, mas o homem não se ia embora e quanto mais tempo lá ficava, mais se revelava, e lá de dentro só saia porcaria... "branco é a cor de Jesus, não é preto" e "nós preto não prestamos", etc... mas a coisa atingiu níveis mesmo maus quando veio a empregada, uma senhora nova extremamente simpática que lhe disse muito educadamente para se ir embora porque estava a incomodar o cliente. Bem, o homem começa a cuspir para ali umas palavras venenosas do pior "estão aqui machos a falar e tu não tens que te meter, feia, preta"... Ele disse muito mais porcaria mas acho que a mensagem passou. Felizmente que nunca vi nem ouvi nada assim desde os onze meses que cá estou mas se este post servir para chocar alguém, tanto melhor. A ideia é mesmo essa.
    São Tomé e Príncipe, ficarei à espera que evoluas mais um pouco, leve-leve, porque em pleno século XXI, isto é tão ridículo como inaceitável.



10 comentários:

  1. Assim é que se fala filho, nada de racismos nem de machismos, mas que os há, há, mesmo cá (isto até rima)...

    ResponderEliminar
  2. Então João Pedro, regressado das trevas? Eu e a minha companheira já pensávamos que o italiano tinha enviado a sua rapaziada para te neutralizar... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não, ainda cá estou e acabei de regressar do Príncipe! Os Italianos não se têm pronunciado, por enquanto! ;)

      Eliminar
    2. Sem generalizar meus senhores, em todo lado do mundo há pessoas de todo feitio, por isso não generalizemos, se quem escreveu isto é tão "justo" como quer parecer, pecou.
      Todos os são-tomenses não são iguais como outro povo pelo mundo fora.

      "Estou numa comunidade qualquer." Nem se preocupou para saber a onde estava? Achei isso uma grande falta de respeito.
      Não vou afirmar que não existe racismo em São Tomé e Príncipe, mas também não digo que todos somos racista.
      Alguém que nunca foi a São Tomé e Príncipe lê isso, vai pensar que somos bicho de sete cabeças e isso não se faz.

      De uma são-tomense indignada e justa

      Eliminar
    3. Antes de mais nada, obrigado por comentar! E deixe-me já deixar isto bem claro. É óbvio que não somos todos iguais. E é óbvio que existem pessoas boas e más espalhadas por todo o mundo. Se se sentiu atacada, peço desculpa porque nunca foi essa a minha intenção!
      Disse que estava numa comunidade "qualquer" porque achei que não acrescentava nada à mensagem que queria transmitir estar a dizer nomes ou apontar dedos. Se ler o blog perceberá que visitei mais de dez comunidades várias vezes no ano e adorei todos os segundos que lá passei. Já o disse aqui mas posso repetir, fiquei extremamente impressionado com a hospitalidade e simpatia incondicional do povo Santomense!

      Eliminar
  3. Sao Tomense, vitima de racismo23 de fevereiro de 2013 às 15:00

    Uau alguem sincero e verdadeiro vejo isso tambem todos os dias, sao os racistas meu deus, racistas para com eles proprios, para com os mulatos, e para com os brancos nao se iludam brancos, porque eles enquanto puderem chupar, os brancos sao os maiores e tal e tal, quando nao damos ui fazem cara feia, e ate sao malcriados, que povo tao racista, primeira vez em africa, e espero que africa, alias sinto que africa e os africanos nao tem nada haver com sao tome, esta opiniao e partilhada por varios sao tomenses influentes mas claro a frente do povo nao dizem, em sao tome tou farto de ouvir pretos a dizer pretos nao prestam, cor de lixo, etc..., racistas nojentos tenho a dizer, e nao sao tao poucos como posso pensar acredito que mais de 50% seja assim tao odioso maldoso invejoso e por fim racistas como nunca vi na vida, se puderem nos sacar somos os melhores do mundo...

    ResponderEliminar
  4. Entre pequenas, verdades, também se dizem grandes mentiras generalizadas.

    Portanto, gostaria apenas de dizer ao bloguista, Joao Pedro Pio, que desta forma, nao está a contribuir para a imparcialidade e de modo a cativar mais pessoas e nomeadamente turistas para a bela nacao onde tem disfrutado de sol, pau, água e chuva, e tem deitado beatas de seu cigarro imundo no chao.

    Caro senhor, ou jovem Joao Pedro Pio, o que o levou a Sao Tomé e Príncipe, nao sei e nem me interessa saber, mas tenho a dize-lo que, se por opcao sua e pessoal, preferiu andar e relacionar apenas com os bebados, incultos e pedintes de rua e que abundam o parque popular, isso é problema seu, pois a causa ou razao que move tais individuos, a terem tais condutas, sao questoes que se prendem com uma pluralidade de possíveis razoes, tanto de ordem educacional familiar, social, económica...etc. ( No entanto, tais casos abundam pelo mundo tod, e seu país, Portugal, nao é excepcao, visto que em todo o lado há bebados que nem sabem como se chamava a sua avó, pedintes mijando nas calcas e abracando vizinhos negros porque conhecem a nossa generosidade em nao deixá-los morrer á fome á porta de casa, há jovens e adultos cuspindo em tudo quanto é canto mesmo diante dos pais ou professores, tanto tratando-se do corredor duma escola ou no chao da sala de aula, e ao mesmo tempo, sem saberem a diferenca entre Loures e Lisboa, dizem serem racistas, ou que nao gostam do negro ou dos ciganos). Por isso, se o Quaresma nao fosse bom de bola, a maioria dos Portugueses e sobretudo, Lisboetas passariam por ele na rua apenas recordando-se: " é mais um cigano rasca".

    Quanto a questao do maxismo, de facto no seio de muitas familias e sobretudo de pessoas com menos formacao escolar, e maioritariamennte me zonas distantes da capital, pois ainda há um predomineo de situacoes maxistas conforme o bloguista pode observar, mas meu caro, seu país nao é excepcoa, há montes de analfabetos e brutamontes sociais, apenas gritando diariamente enquanto estao no sofá sentados: " ÓH, Maria, amor, traz-me a Sagres" -, Oh Maria; Amor, ah tao, já tá o almoco? - " óh Maria, quero a camisa bem engomada einh!",-" Mas qué, que esta menina anda na rua a fazer, nao sabe que tem que ajudar a sua mae, oh menina, passa já pra cozinha".----Tudo isto, também se ouve em Portugal, de norte a sul, em dependencia da familia, da educacao e da heranca cultural da pessoa em causa.

    Portanto, caro bloguista, Joao Pedro, nao me venha, armado em bloguista e potencial escritor de contos, generalizar casos isolados ou percentualmente insigificante, existentes numa sociedade felizmente culta, com mais de 60% de taxa de alfabetizados, com o seu "ópaco entendimento do que é racismo ou maxismo generalizado e extremista".

    Se o senhor está armado em Chico esperto-e aventureiro, melhor procurar outro Hobby, porque deste jeito, apenas estás a prejudicar e a denigrir via Internet, a hospitalidade, a cultura, a realidade geral, bem como á mentalidade dum povo, que de bracos abertos te tem acolhido. " Nao te espante, que haja portugueses sentindo saudades dos tempos que aquilo se chamava, Reino de Portugalia, e era mais um rastilho da boa governacao imperial espanhola."

    Se a crise te tem afectado o cérebro, mas foste até beneficiado de estar aqui na terra incorporado a um deses projetos sem sentido, tipo: " Escola Zero", ou algo disso, parabens!!! Mas nao queiras mais denigrir a imagem das pessoas do meu pais, no seu todo, porque nao é a verdade.



    Nao tenho conta URL- nem nada disso, por isso, optei pela opcao anónima, mas meu nome é Jhony Cruz, e com este nome, facilmente me encontrará no facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente consigo. Deitar beatas ao chão é imundo. E obrigado por se ter dado ao trabalho de apontar tantos problemas que infelizmente temos em Portugal. Quem sabe alguém se sinta compelido a corrigir a sua conduta depois de ler esse comentário.


      Eliminar
    2. Tipico racista sao tomense, o Joao so disse verdades, tambem sou sao tomense, e meu amigo, la esses defeitos que apontou em portugal, apaga os nossos defeitos, se os outros sao isto e aquilo quer dizer que nao faz mal nos sermos lixo tambem como os outros? Tipico comentario sao tomense, desculpando o seu lixo com o lixo dos outros, os outros terem lixo na casa deles, nao significa que a nossa casa é limpa, a nossa casa é muito mais suja que a de portugal, deixa de ser hipocrita, andamos a fornicar como caes, a ter filhos como animais, a bater aos nossos filhos, as nossas mulheres, a beber como beberroes, a mentir, a enganar, a aldrabar, a tentar sacar 10 000 dobras ao branco todo os dias, a vender tudo 3x mais caro ao branco, onde é que o branco em portugal vende tudo 3x mais caro ao preto, seu racista tipico sao tomense, e mais nao digo senao ficava aqui umas 2 horas. Mas acrescento o estrangeiro portugues na casa deles da nos mais dignidade do que nos damos ao nosso irmao na nossa casa, 80% do povo sao tomense que ir para portugal, 80% quer arranjar branco como nos dizemos, porque? nao sao eles assim tao maus? nao teem eles a casa tao suja? porque queremos a maior parte de nos ir para la? Tipico racista sao tomense a tentar escrever palavras caras, para ultrapassar o complexo de inferioridade, "ve ve ve branco escrevo melhor que tu", arruma a tua casa sao tomense racista, alias 95% dos sao tomenses sao racistas, sou sao tomense e confirmo. tem toda a razao o joao apesar de nao o conhecer, o que interessa e que tem um coracao sincero, o mesmo nao posso dizer de ti john boy.

      Eliminar
  5. Os defensores de sao tome e principe, nenhum deles desmente o blogueiro apenas o atacam sempre com a mesma desculpa de sempre que ouvimos em sao tome todo o mundo é assim tambem, entao se todo o mundo é igual a sao tome, o que nos vemos aqui em 99% da populacao o racismo extremo e irracional, praticamente todo o cidadao de sao tome, considera sao tome uma prisao, sao tomense nao é povo hospitaleiro, nem bondoso, nem grato, nem generoso, sao tomense é mau, so quer sacar dinheiro ao estrangeiro, nao quer trabalhar, bate que sa farta nas suas mulheres, as suas mulheres batem que se farta nos seus filhos, governo corrupto, que nao da nada ao povo, porque um povo destes nao merece nada essa é a realidade, tudo é super caro em sao tome, o jornal nacional 90% e noticias de estrangeiro da dinheiro a sao tome, nao querem trabalhar, eles so querem estrangeiro so para mamar dinheiro deles chupistas totais, nao teem coracao este povo, vem de ferias 15 dias ui sao muito bons, vem viver para ca, vais conhecer o inferno que é sao tomé.

    ResponderEliminar