quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fujam! É a Formiga Aliança!

 Desde que me lembro de chegar a São Tomé que oiço falar de formiga aliança. "São más, são terríveis, dão dores, coças e ficas pior, metem-se na roupa... enfim, existe uma mística enorme à volta destas formigas e hoje aconteceu um episódio tão bom que tenho que aproveitar.
 Estávamos parados e sentados na parte de trás da pickup do Bastien (um dos senhores por trás da Marapa) juntamente com toda a tralha e machins e mochilas e botins e sacos e capas quando ele regressa de uma árvore com um apanhado de orquídeas.
 "Põe aqui ao lado se não ainda se pisa." Disse eu, arranjando espaço entre as pernas, mas quando se meteu o emaranhado de raízes e terra em cima do saco do pão, só vi umas coisinhas a cairem, pareciam poeira, mas poeira viva... era um ninho de formiga aliança ali no meio de nós! Bem... homens experientes que andam no mato armados com machin voaram do carro que nem meninas ao som do alarme! "Tem formiga aliança!?" Era tudo a pegar nas mochilas e a salvá-las como se pudessem pegar fogo! "Tira a capa, vê aí os botins!" Gritavam outros assim de longe, sem se quererem arriscar a aproximar.
 Pois, o assunto é mesmo sério e adorava ter uma fotografia para mostrar o tamanho absurdo destes bichos... são minúsculos! Mas ferram com uma violência dos diabos! O veneno não é para brincadeiras, parece uma queimadura e claro que quando mordem, a primeira reacção é ir lá esfregar... "mas, que ideia, tão, mááá"... só irrita mais a pele, que entretanto começa a arder mais e mais por causa do suor e as sacaninhas aproveitam a confusão para fugir e continuar o seu rasto de destruição pelas tuas costas desprotegidas!
 Bem, no final tivemos que tirar tudo e varrer a terra do carro com folhas de fruteira, não podia ficar ali nada. As orquídeas "foram para o lixo" e só quando a área foi considerada segura novamente é que os nossos rabos voltaram para os seus postos.

3 comentários:

  1. hahahaha, muita fixe. O ser humano tem a mania que é o rei da selva mas depois é metido no seu lugar por formigas. :D

    ResponderEliminar
  2. lol Sim! Quais leões e crocodilos! Os piores são os pequeninos que tu não vês!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada!!!! Obrigada!!!! Hoje ao fim de 4 meses e meio de regressar de São Tomé e graças ao seu blog que muito me tem feito rir e recordar S. Tomé, descobri que uma bela noite fui picada uma formiga Aliança... ( desinfetei com Whiskey JB que era o que havia há mão)....

    ResponderEliminar