sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fungos na lente!

 Confesso que nunca tive muito cuidado com a minha máquina fotográfica (Canon 350D). Se há alguma situação que precisa de ser registada, eu vou lá e tiro a fotografia, quer seja debaixo das ondas ou sob temperaturas negativas, no meio do deserto, sob o sol intenso, ela tem-se portado excepcionalmente bem. Até que vim para São Tomé. A humidade prolongada deste sítio aliada ao facto de eu não ter metido a máquina numa caixa com gel de sílica atiçou a germinação de fungos que agora estão por todo o lado e lixam-me as fotografias macro todas!
Simples fotografia apontada ao céu nublado com uma abertura pequena (F/22).
























 Analisando a fotografia dá para ver que já há fungos em mais do que um elemento da objectiva (e talvez até no próprio sensor da máquina) por isso imagino que não vai ser uma limpeza fácil.
 Há uns meses falei com um fotógrafo que me assegurou que a limpeza ia custar tanto como uma lente nova por isso só posso dizer: Se vierem para um clima tropical com material fotográfico ou binóculos, tragam também um caixote ou saquinhos de gel de sílica ou algo semelhante para absorver humidade e mantenham o material sempre lá. A pior coisa que podem fazer é deixar a máquina na bolsa que levaram para o campo.

2 comentários:

  1. Issa limpeza custa tanto como que lente? Tanto como a 24-105???
    Eu tenho sempre um saquinho com gel de sílica na mala da maquina e não tou em STP =P
    Vou comprar mais se for praí!

    ResponderEliminar
  2. Pio, não quiseste removê-los quando ainda eram poucos, agora juntaram-se e não vão sair da tua máq..... pobrezinho de ti e da tua máq.. =P

    ResponderEliminar