terça-feira, 1 de maio de 2012

Quiropterologia


 Hoje ao cair da noite fomos fazer algo diferente - apanhar morcegos. Lá os encontrámos escondidos debaixo de uma pequena ponte. Enquanto o Christoph servia-se da sua rede caseira para os capturar, eu aproveitava-me do número disparatado de morcegos cá fora para disparar que nem um perdido. Infelizmente a luz já não era muita e mesmo com o ISO puxado ao máximo, não consegui nenhuma que me agradasse.

 Depois de apanhados os bichos era preciso fazer coisas tão variadas como tirar biometrias, fotografar a asa e gravar as vocalizações com um detector de ultra-sons que parecia uma garrafa vinda do futuro - tem o mesmo formato familiar mas vem com ecran e botões e luzinhas. Posso também acrescentar que o som dos morcegos, depois de convertidos para uma frequência que os nossos ouvidos conseguem ouvir, é curiosamente parecido com o zumbido repetitivo de um disco-voador num filme barato.


Fanaliche - Hipposideros ruber
 Até são uns bichinhos bonitos se não tentassem morder furiosamente tudo o que se aproxima demasiado. (Aquilo ali é o nariz, claro. A boca está bem debaixo da focinheira)


2 comentários:

  1. nem parece nariz... estará demasiado perto??

    ResponderEliminar
  2. Mas é o nariz sim, os olhinhos estão ao lado e a boca está por baixo e é por isso que não se vê :P

    ResponderEliminar