quarta-feira, 13 de junho de 2012

Explorando o hospital abandonado

 Deixámos o carro em Ponta Furada, uma das ultimas comunidades que se podem visitar de carro até a estrada acabar e caminhámos todo o caminho até Bindá. O sítio em si não tem muito para ver, apenas uma ou outra relíquia portuguesa pelo caminho, talvez, mas se atravessarem o rio e subirem até lá acima vão ser surpreendidos por um imenso hospital em ruínas que se manterá bem escondido até estarem apenas a alguns metros da entrada!

A ambulância de serviço ainda na garagem?
 Entrei lá por dentro todo armado em Indiana Jones pronto a explorar as ruínas de uma civilização perdida. Para onde quer que me virava só via coisas fantásticas por isso fartei-me de fotografar, tinha que documentar tudo. Lá em baixo o Gabriel e o Nelson gritavam pelo meu nome, mas como podia sair dali sem explorar tudo? Absolutamente impossível!

 Enquanto me perdia pelas várias divisões só conseguia imaginar quantas pessoas já andaram por aqui, as histórias de vida que se desenrolaram entre estas paredes que agora estão cobertas de raízes e trepadeiras. E principalmente, como é que aquela gente imaginava que seria o hospital no futuro.

Certamente que não o imaginavam assim
 No final perguntei-lhes como é que se chamava o hospital e ninguém me soube responder. Acho incrível como é que uma coisa que claramente era importantíssima pode simplesmente desaparecer dentro da floresta com o passar do tempo.



7 comentários:

  1. Fabulástico!!! Adoro!!

    ResponderEliminar
  2. Também adorei! O sítio é totalmente mágico!!

    ResponderEliminar
  3. Wow, muita bonito. Se não sabes o nome também não sabes há quanto tempo está abandonado, não?

    ResponderEliminar
  4. E com o passar de tao pouco tempo, que ha 100 anos atras essa roca era das mais importantes da ilha, e eu ja estive la sem saber e nem me apercebi que havia mais do que uma barraca e uma casa em ruinas. O resto esta tudo a ser engolido pela floresta...

    ResponderEliminar
  5. Fabuloso. Incluido na lista "must do" da minha próxima visita. De resto, urbex é mesmo um dos meus hobbies. Tenho que agradecer pelo excelente blog, encontrado quase por acaso depois de ter pesquisado e selecionado as fontes de informação disponiveis online... e afinal este blog acabou por se converter na mais valiosa de todas.

    Já agora... no Google Earth não consigo identificar este local ou qualquer um dos outros referidos... será possível umas indicações adicionais sobre como o encontrar?

    ResponderEliminar
  6. Muitíssimo obrigado! Eu ao que parece também adoro urbex, apesar de só agora descobrir o termo! Quanto ao Google Earth, durante a criação do post costumo meter lá a setinha no local exacto onde se passou tudo mas depois vai-se a ver (e por ser frequentemente em zonas mais distantes) só aparece o nome do distrito, como aconteceu neste caso! Mas então, para encontrar este sítio fantástico o melhor acho que é mesmo encontrar a comunidade de Ponta Furada, deixar lá o carro, e depois atravessar a estrada (por onde se subiu até lá)e seguir sempre em frente até se chegar a Bindá. Lá chegado, é que vai ser mais complicado porque é preciso saltar o rio e subir um pouco a encosta mas eu deixo aqui as coordenadas para ajudar, embora não recomende que se faça este caminho sem a ajuda de um guia.

    Lat: 0°13'4.38"N
    Long: 6°28'1.89"E

    Espero que isto tenha ajudado de alguma forma e só lhe posso desejar boas explorações!

    ResponderEliminar
  7. João Pedro, se aprecias urbex pode ser que te entretenhas um pouco com o meu blog nessa área em http://urbexzone.wordpress.com

    Vou ver se arranjo um guia suficientemente maluco para essa visita. Tens algum contacto?

    ResponderEliminar