domingo, 3 de junho de 2012

Estreia subaquática com a GoPro

 Finalmente um dia de praia. A antecipação era alta, havia a nova máquina para testar e o tempo parecia favorável a filmagens subaquáticas.
 Conduzimos até à praia dos tamarindos sempre debaixo dos olhares intensos das pessoas que pareciam nunca ter visto uma barba. "Bin Laden!" Gritavam uns poucos, apontando com um misto de espanto, fúria e felicidade para o Simon.
 Quando estávamos quase a chegar à praia deparámos-nos com uma cena no mínimo cómica. Uma carrinha de caixa aberta estava totalmente atolada na lama enquanto um sem número de pessoas a tentava empurrar. Estranhamente, mal nos viram vieram dizer que podíamos passar e que não havia problema, apesar de tudo naquela cena indicar que haveria problema! "Por ali tem pedra, não tem problema, o carro traçado passa, podem ir..." Não tem problema o caraças! Era um mar de lama riscado por vales fundos, para quê arriscar? No final estacionámos os carritos e fomos a pé só que quando me apanharam mais a jeito pediram que eu usa-se o Pajero para puxar a carrinha para fora do buraco. Claro que tive que ajudar e mais uma vez o jipezinho do projecto provou ser uma besta do caraças! Arrancou a carrinha das garras da lama e ainda a arrastou mais uma e outra vez até estar totalmente livre para ir à sua vida. Agora pergunto: O que é que uma pessoa que acabou de ser "salva" de um atascamento gigantesco faz? Dá meia volta e volta para trás? Tché! Nada disso! Acelera e enfia-se à bruta e com toda a força exactamente no mesmo buraco de onde saiu !... Enfim... praia!

   Estava um dia lindo mas as nuvens já se começavam a aproximar por isso não havia tempo a perder. Saltei para a água e comecei imediatamente a usar a GoPro. Filmes e fotografias, dentro e fora, na cabeça e na mão. Tirei de tudo porque nesta máquina muito particular, não há forma de ver o resultado até se ter um computador à mão, ou seja, queria ter a certeza que alguma ficaria boa quando regressasse a casa. Fotografei corais, filmei peixes a comer, ondas as rebentar, até um mergulhador que encontrei pelo caminho. E quando chego a casa deparo-me com isto:




 Pois é, todas desfocadas... parece que é preciso uma caixa especial ou algo que anule a esfericidade da lente e por isso é que ela não consegue focar... nem as tiradas fora de água se safaram porque havia sempre uma gota cuidadosamente colocada à frente da minha cara! 

1 comentários:

  1. Pois é! Não me ligaste agora toma lá! Na verdade tambem tens o ecrã como extra =P acho que vem com uma nova porta mais longa para caber =P

    ResponderEliminar