segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hello to you too, Bob Drewes!

 Como os verdadeiros biólogos bosses estão fora de São Tomé eu fui posto em contacto com uma equipa de investigadores da California Academy of Sciences no seu lugar. Isto levou-me numa curta viagem ao Omali, o hotel mais caro (pelo menos a comida é - 10€ por um hamburguer!? Auch!) do país e aí tive o privilégio de conhecer uns senhores verdadeiramente fantásticos (e de almoçar à borla! Yeahee!)
 Num segundo estava na recepção a puxar do telemóvel para ver se me tinha atrasado (não). No instante seguinte estava a distribuir apertos de mão e sorrisos a todos os que me olhavam na cara! Apertaíubacalhau oh simpático senhor do bar!...            Ok, talvez não tanto... mas então, o Bob e a sua equipa já cá vieram umas poucas vezes e ao que parece sempre que poisam na ilha regressam com espécies novas para a ciência! Assim do nada!
- Aquele sapo?
- Era novo.
- E então este escaravelho?!
- Novo!
- Não me vais dizer que aquele peixe....
- Tudo novo! ...Mwahaha!

 A equipa dele tinha um senhor especialista em musgos, outro em líquenes, outro em peixes, um fotografo para documentar tudo e um sexto que nem cheguei a perceber o que fazia mas todos eles extremamente vibrantes, curiosos e desejosos por explorar a ilha! ... adorei estar lá com eles porque serviu para relembrar a minha própria paixão pela natureza. Quando se passa demasiado tempo em casa até parece que nos esquecemos do porquê de estarmos tantas vezes longe de casa a fazer isto... Mas então, basicamente adorei conhecer o senhor e fiquei com a sensação que ele também gostou de me conhecer. Senti que tínhamos imenso em comum (não fosse ele ter dito que havia mais gente como nós do que eu poderia pensar... "nós" = weee! ^^). Ele e os colegas são tudo malta aventureira que embora já tenham uma certa idade (segundo ele, são velhos) são extremamente alegres, barulhentos e fáceis de fazer amizade - como todos os americanos costumam ser, aliás! Como as coisas no projecto estão meio paradas - só temos que fazer contagens de frutos para estimar a sua abundância e disponibilidade para os pombos florestais - em principio irei com eles para o mato para lhes facilitar as comunicações e também para os ajudar a encontrar o que precisam com a ajuda dos assistentes de campo do projecto.

 Já agora, ele tem um super blog (como eu gostava que este um dia fosse!) por isso se tiverem tempo checkem-no! Tem muitas fotos bonitas...


1 comentários:

  1. epah, parece-me muito bem.. vê lá se lhes dás a dica de que gostarias trabalhar com eles e assim... por lá há certamente mais dinheiro para projectos do que aqui e, quem sabe a tua próxima paragem seja Califórnia (olha que vou ctg!!) =)

    ResponderEliminar